O Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, de Juiz de Fora, lança um novo Portal (www.cemhfa.com.br), mais moderno, interativo e fácil de navegar. O novo portal foi redesenhado para atender a toda a comunidade escolar de forma mais intuitiva e com total interação com o banco de dados do Conservatório, refletindo assim, mais proximidade, inovação, flexibilidade e dinamismo na escrituração escolar e nos atributos da relação com os estudantes. 

Foram adotados mecanismos mais eficientes de gestão escolar com o propósito de otimização do atendimento aos estudantes e dos recursos públicos aplicados pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, através da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora.

Além da otimização financeira, outras melhorias administrativo-pedagógicas estão como metas de melhorias.
1. Redução das filas para distribuição das vagas.
2. As matrículas poderão ser realizadas com horários agendados, evitando filas nesta etapa do processo, e os dados compõem um banco de dados único do Conservatório possibilitando o cruzamento de informações e dirimindo possíveis erros na enturmação e escrituração escolares.
3. O agendamento e troca de horários das aulas poderão ser realizados pelo estudante, através da internet otimizando o atendimento e facilitando o acesso aos horários dos Professores. 
4. As necessidades de adaptação dos horários dos estudantes poderão ser resolvidas mais facilmente tendo em vista que o acesso aos horários dos Professores é realizado através do Banco de dados, pela Direção e funcionários da secretaria do Conservatório.
5. A escrituração da Secretaria Escolar, em boa parte, estará informatizada, trazendo mais agilidade e confiabilidade aos processos.
6. As informações aos pais e responsáveis podem ser acompanhadas com maior proximidade e de forma mais acessível, pela internet.
7. A impressão de declarações escolares, diretamente pelo portal, possibilitará ao educando o acesso imediato ao documento, bem como sua consulta posterior, através de um código randômico impresso na própria declaração. 
8. O envio de informações referentes às ações alusivas aos resultados dos estudantes e mudança de status (ativos e inativos) diretamente ao e-mail cadastrado pelo estudante inibirá inconsistências administrativas evitando o cancelamento de matrículas ou lançamento de assiduidade/avaliações indevidas.
9. O acesso aos diários de classe online possibilitam informações mais específicas para os cursos do Conservatório, em tempo real.
10. A facilidade no acesso dos diários eletrônicos, tanto por parte dos professores, quanto Supervisão Pedagógica, Direção e Inspeção Escolar apontam para maior transparência nos processos escolares, visando agilidade no fornecimento de relatórios e informações solicitadas, além de um melhor acompanhamento de todo o processo de ensino-aprendizagem.

Estamos buscando, cada vez mais, uma Educação Pública de qualidade, com pleno acesso à arte e otimização dos recursos públicos. Os grupos musicais de nossa cidade são provas inerentes dessa conquista que o CEMHFA consolida há décadas.

Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano... aspirando o futuro!

Profa. Evelise Alarenga • Diretora
Profa. Dione de Miranda e Profa. Patrícia Guimarães • Vice-Diretoras